top of page

Sobre a Feira Literária

Pensando a Educação

 

Com o objetivo de lançar uma série de empreendimentos na educação pública brasileira, a Abrasa (Casa do Brasil na Áustria), sob a presidência de Queila Rosa, realiza no mês de maio o Fórum Mundial de Educação, Literatura e Inclusão Social, nas cidades de Salvador e Aracaju. Voltado para o corpo docente e para autores infanto-juvenis brasileiros, o evento promoverá práticas lúdicas de ensino, ações sobre a identidade da língua lusófona, oficinas literárias, exposição de livros com autógrafos e exposição de ilustrações.

 

Partindo do princípio de que a leitura é a principal ferramenta para formar um indivíduo com uma postura comunicativa adequada, boa oralidade e boa escrita, é estritamente necessário que as crianças, desde cedo, tenham o contato com os livros. Através de conteúdos sócio-educativos, ela não só aprimora seu vocábulário, como também passa a construir seu senso crítico. A escola, tem seu papel de incentivr o amor pela leitura, e os autores, por sua vez, têm em mãos uma importante chave para conquistar a novos leitores: o poder das palavras.

 

Diante disso, a ABRASA selecionará títulos e autores para participarem deste projeto e exporem seus livros na Feira Literária durante as ocasiões (vale ressaltar que cada autor selecionado participará somente de um dos eventos - ou em Salvador ou em Aracaju). Os critérios de seleção, são os seguintes:

 

  • Criatividade

  • Diálogo com o leitor

  • Temática educacional

  • Qualidade no projeto gráfico (relações entre primeira, segunda, terceira e quarta capa; folha de rosto, design das páginas, tipografia, diagramação de texto e imagem na página).

  • Adoção de palavras ou expressões que podem assumir diferentes sentidos num texto literário (polissemia), contribuindo para a ampliação do vocabulário linguístico.

  • Ilustrações que complementem e ampliem o sentido do texto.

  • Uso de diferentes planos da ilustração, que joguem com as imagens.

 

 

 

Depoimentos

Conheço o trabalho da ABRASA e da Queila Rosa na Áustria e sei o quanto seus programas educacionais neste país dão certo. Como uma boa brasileira que não perde suas origens, a idealização deste fórum é a prova de que ela se preocupa com a educação das crianças de sua  terra natal e sabe o quanto é urgente e necessário. Não tenho dúvidas: será um sucesso.

Fernanda Machado, professora de geografia

Conheça algumas de nossas parceiras:

Márcia Rocha

 

Psicóloga formada há 18 anos pela ACE/SC, trabalhou na área hospitalar e social. Foi criadora do projeto "Biblioteca Ambulante" no Centro Hospitalar Unimed, cujo projeto foi copiado pelo Centrinho - Centro de Reabilitação de Anom. Crânio Faciais/Joinville. É contadora há 30 anos pelo Brasil e exterior publicando seu primeiro livro em 2007.

Roseni Kurányi

 

Roseni Kurányi é natural de Petrópolis-RJ e mora em Stuttgart, Alemanha, desde 1997. Estudou Psicologia e Fotografia. Seus romances, livros infantis e contos, foram publicados no Brasil e na Europa. A autora é premiada, nacional e internacionalmente por seus trabalhos literários. 

 

 

bottom of page